
Cerca de 500 veículos apreendidos por impedimento administrativos irão a leilão no próximo dia 20 em Manhuaçu. Os bens encontram-se recolhidos nos Pátios Manhuaçu, localizado no Córrego da Sinceridade, entre Manhuaçu e Reduto e Pátio Mutum, na cidade de Mutum
De acordo com o Delegado Regional de Polícia Civil, Carlos Roberto Souza, este é terceiro leilão este ano em Manhuaçu, realizado com o sistema totalmente informatizado. “Aos poucos vínhamos implantando este sistema na área da 6ª DRPC, sendo finalizado no primeiro semestre com os dois leilões realizados em Manhuaçu. Este ano eles foram totalmente informatizados e o que isso representa? Representa mais lisura e transparência no processo e realização do leilão e segurança para o estado e para quem participa do leilão, evitando assim as fraudes e a participação de pessoas má intencionadas”, explica.
Estarão indo ao pregão público motos e automóveis considerados recuperáveis e sucatas. “A grande maioria são motos e veículos que estão classificados como sucatas, não que alguns não estejam em condições de uso, mas por alguma irregularidade nos itens de segurança do veículo, como número de motor ou de chassi adulterado, veículo emplacado em outro estado ou realmente em mal estado de conservação ou batido, estes são classificados como sucatas”, ressalta o delegado.
Para que os veículos considerados conservados possam voltar a circular será necessário que as pendências sejam sanadas conforme previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já as sucatas, terão junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Detran), o pedido de baixa para que possa ser definitivamente desmontando e deixe de circular
“Poderão participar do leilão de veículos considerados sucata, somente pessoas jurídicas, cujo objeto social contenha desmontagem de veículo automotor e deverão estar previamente cadastradas no sistema de apreensão e leilão de veículos do Detran/MG (SIAL). Para efetuar o cadastramento os interessados deverão acessar a página de leilões do Detran/MG e acessar o Pré-Cadastro de Potenciais Arrematantes” detalha o delegado.
De posse da Nota de Venda em Leilão, o arrematante de veículo considerado conservado e pago o boleto referente ao lance oferecido no leilão receberá o Alvará de Liberação, conforme detalhado no Edital. Em se tratando de sucata, a liberação será entregue aos arrematantes nos Pátios Manhuaçu ou Mutum, a partir de um prazo pré estabelecido, como também consta no edital, em razão da necessidade de tempo suficiente para a retirada de placas, corte de chassis e o encaminhamento do pedido de baixa no banco de dados com a emissão do documento próprio.
Visitação e arremate
O Delegado Regional faz um alerta aos proprietários de veículos apreendidos, pois o prazo para retirada do mesmo é até às 18 horas do dia que antecede o leilão. “Neste caso é o dia 19 de junho, tendo pago todas as taxas e multas ele vem até à delegacia apresenta os recibos quitados e de posse do alvará, basta apresentá-lo no pátio e o veículo é liberado. Essa é única maneira de evitar que o bem seja leiloado”, alerta.
A visitação aos lotes está acontecendo desde o dia 13 de setembro podendo os interessados comparecer no Pátio Manhuaçu ou no Pátio Mutum, de 9h às 17h até o dia 19 de setembro vésperas do leilão.
O leilão acontece na sexta-feira, 20, no ginásio poliesportivo de Manhuaçu, a partir de 9h.
Jailton Pereira
Faça um comentário