Saiba como bloquear aplicativos e entenda por que desinstalar apps financeiros nem sempre protege suas contas.

Tira-dúvidas explica medidas que podem ser tomadas para ajudar a proteger contas bancárias.

Escrevo por conta desse “novo golpe” do celular, no qual os ladrões entram nos apps dos bancos. Meus pais, idosos, ficaram apavorados e compraram celulares alternativos sem app para usar fora de casa, mas fiquei pensando se não tem uma alternativa mais simples – como, por exemplo, jogar os apps em uma pasta protegida por senha ou disfarçar o app com outros ícones. Isso funcionaria? Penso que as empresas deveriam se encarregar de reforçar a segurança, mas isso é mais lento que a evolução dos golpes. – Maria Fernanda

Fernanda, a sua ideia, na prática, já é aplicada pela maioria dos bancos. Praticamente todos os aplicativos exigem que você informe uma senha antes de confirmar uma transferência ou até no momento de entrar em conta. Ou seja, o uso do aplicativo já está protegido por senha.

Ainda não se tem absoluta certeza sobre como os ladrões estão acessando as contas dos celulares – inclusive, é possível que a explicação tenha de ser dada individualmente, para cada caso.

O que podemos imaginar, contudo, é que os ladrões estão conseguindo driblar a segurança do sistema do smartphone. Isso pode acontecer quando o celular está desbloqueado ou se há uma vulnerabilidade (pode ser uma falha no sistema ou uma senha de bloqueio fraca).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*