Ponto biométrico, refeições no CT com uso de celular proibido e marcações no gramado voltam ao Ninho do Urubu; técnico tem papo de uma hora com o grupo principal
O primeiro encontro de Paulo Sousa com o elenco principal do Flamengo foi literalmente corrido. Doze horas de Ninho do Urubu, com uma delas dedicada exclusivamente ao papo com os atletas. Nele, passou hábitos que estavam obsoletos desde a saída de Jorge Jesus, mas também trouxe novidades.
E, para preservar a pinta de mais novo galã do pedaço, o treinador terminou o dia correndo em um dos gramados do Ninho.
Novidades nem tão novas, e o inédito jantar no pós-jogo ainda no Maracanã
O ponto biométrico que marca o ponto dos atletas está de volta. O último a fazer uso disso foi Jorge Jesus. As refeições no CT com a presença de todo o grupo voltam a ser obrigatórias. Se o time treinar pela manhã no Ninho, lá tomam café da manhã e almoçam. Se o turno for o da tarde, lancham e jantam no local.
A fim de unir o plantel, Paulo proibiu o uso de celulares nas refeições, prática que chegou a ser adotada brevemente durante a gestão de JJ. O compatriota até tentou, mas a medida rapidamente caiu.
Paulo Sousa fala sobre Pedro e Gabigol jogarem juntos: “Temos três atacantes muito fortes”
A novidade mesmo foi o pedido à diretoria do Flamengo que se viabilize uma estrutura no Maracanã para os jogadores jantarem juntos após os jogos no estádio. Tal ideia também contempla a família dos atletas.
Treinos matinais
Ficou definido que o Flamengo trabalhará sempre às 8h de terça a domingo. O único treino integral foi o desta segunda-feira.
Campo marcado
Embora jogadores e o próprio Paulo Sousa não tenham ido trabalhar no gramado nesta segunda-feira, as marcações solicitadas pelo treinador já foram feitas.
Por mais que seja mais uma prática em comum com JJ, o desenho pedido por Paulo não tem nada a ver com o adotado pelo antecessor. O telão está para chegar ainda nesta semana.
Paulo Sousa é apresentado como novo técnico do Flamengo — Foto: Alexandre Vidal/CRF
Ambiente de mobilização e faca nos dentes
Quem esteve no Ninho do Urubu notou que os atletas ficaram impressionados com o pouco que ouviram na reunião comandada pelo treinador. Com duração de uma hora, também tiveram voz no encontro Marcos Braz, Bruno Spindel, o gerente Fabinho Soldado e o presidente Rodolfo Landim.
A capacidade de gestão de pessoas deixou Rodolfo Landim entusiasmado. O presidente tem a convicção de que Paulo já conhece todos os processos. O treinador mostrou saber tudo a respeito de quem faz e como realiza as coisas no CT. E esses profissionais já estão cientes do que ele deseja.
O sentimento era de grande mobilização e “faca nos dentes” para se atingir as metas explanadas por Paulo Sousa.
Paulo Sousa analisa escola de técnicos portugueses e elogia Jorge Jesus
Trabalho compensatório para igualar elenco
Durante a entrevista coletiva, Paulo Sousa afirmou que o Flamengo teria “muito trabalho compensatório” para igualar o nível técnico, tático, físico e cognitivo dos atletas.
Seu objetivo é que todo mundo tenha mais ou menos a mesma carga de trabalho semanal. Por mais que existam diferenças técnicas também citadas por ele na entrevista, a intenção é evitar o desnivelamento quando o Flamengo perder jogadores por lesões, convocações ou suspensões.
Goleiro, zagueiro e mais: Flamengo procura “oportunidades de mercado” na Europa
O treinador deseja que os potenciais substitutos saibam o que fazer sem um método mecanizado ou estudado, mas sim trabalhado à exaustão.
Reunião com o gerente de transição
Outro tema tratado à exaustão na coletiva, as divisões de base tiveram atenção especial de Paulo Sousa nesta segunda-feira. O treinador reuniu-se com Carlos Noval, gerente de transição, para pegar informações sobre jovens que pretende utilizar no curso da temporada.
Também estava em seus planos uma conversa com Juan, gerente técnico. O ex-zagueiro, porém, foi desfalque no Ninho por ter testado positivo para a Covid-19.
Primeiro treino no campo nesta terça
Depois de mais um dia de imersão nos processos do Ninho, reuniões e muita conversa com os membros da comissão técnica, Paulo Sousa terá tempo maior com os atletas nesta terça-feira, quando comandará seu primeiro treino com bola.
O treinador ainda não fez reuniões individuais com os jogadores, mas iniciará definitivamente a aproximação com os atletas a partir desta terça-feira.
Se depois de tanta coisa feita, o português ainda reservou um tempo para manter a forma de galã de meia-idade com um sprint final em um dos gramados, imagine o que o grupo rubro-negro não terá pela frente nesta primeira semana de trabalho. O modo PS está ON no Ninho.
Faça um comentário