Imagem será inaugurada nesta quarta-feira (27), no Buraco do Lume, no Centro do Rio, e terá vigilância de guardas municipais e câmeras de vigilância.
Imagem da estátua de Marielle Franco sendo instalada para a inauguração — Foto: Divulgação/Instituto Marielle Franco
A estátua que homenageia a vereadora Marielle Franco, e que será inaugurada nesta quarta-feira (27), no Rio, contará com um aparato de segurança contra possíveis atos de vandalismo.
De acordo com o Instituto Marielle Franco, que está organizando a homenagem, a Prefeitura do Rio de Janeiro disponibilizou guardas municipais para fazer a vigilância da peça em bronze até o momento de sua inauguração, no Buraco do Lume, na Praça Mario Lago, no Centro do Rio.
“A prefeitura também já colocou câmeras de vigilância no local”, informou a assessoria de imprensa do instituto. A estátua também terá um fundo, obtido via financiamento coletivo, para sua manutenção.
A escultura de Marielle tem o tamanho real da vereadora — Foto: Arquivo pessoal/Edgar Duvivier
Imagem cheia de simbolismos
A peça em tamanho natural (1,75m) e esculpida pelo artista Edgar Duvivier, pai do humorista Gregório Duvivier, é carregada de simbolismos e significados para quem acompanhou a trajetória da vereadora, assassinada em 2018 no Rio.
A primeira delas é o local escolhido para ser instalada. O Buraco do Lume era o local onde Marielle ia todas às sextas-feiras para prestar contas de sua atuação como vereadora.
A data escolhida para a inauguração também tem referência. Seria nesta quarta-feira (27) que Marielle Franco completaria 43 anos se estivesse viva.
“A ideia é homenagear quem dedicou a sua vida para lutar pelos direitos de todas e todos! Vamos celebrar e erguer homenagens a quem dedicou sua vida para defender um mundo mais justo”, disse o instituto sobre a homenagem.
A concepção da estátua foi pensada pelo artista, a família de Marielle e também a partir de uma consulta pública nas redes sociais do Instituto Marielle Franco.
Assim, surgiu a representação de Marielle com o com o punho erguido para cima, gesto de luta e característico da vereadora, com sorriso, que simbolizava a luta com afeto, e em cima de um caixote, objeto sobre o qual ela costumava fazer seus discursos.
Família de Marielle ao lado da estátua, ainda em construção — Foto: Arquivo pessoal/Edgar Duvivier
Faça um comentário