Pedra preciosa, de 170 quilates, foi encontrado em mina no interior do país e será vendido em leilão pelo governo angolano.
O diamante puro rosa de 170 quilates encontrado por mineiros em Lulo, em Angola, em 27 de julho de 2022. — Foto: Lucapa Diamond Company via AFP
Um diamante rosa puro considerado a maior pedra preciosa do tipo descoberta nos últimos 300 anos foi encontrado por mineiros de Angola, anunciou nesta quarta-feira (27) a operadora da mina, a australiana Lucapa Diamond Company.
O diamante tem 170 quilates e é um dos mais raros do mundo, segundo a Lucapa.
“Apenas um em cada 10.000 diamantes é todo coberto pela cor rosa. Então certamente estamos olhando para um artigo muito raro quando encontramos um diamante rosa muito grande”, afirmou o CEO da companhia, Stephen Wetherall.
Segundo administradora da mina de Lulo, em Angola, apenas um em cada 10.000 diamantes encontrados são cobertos pela cor rosa. — Foto: Lucapa Diamond Company via AP
A peça será leiloada pela companhia estatal de Angola que administra o mercado de diamantes, muito comuns no país. As minas do país estão entre as dez maiores produtoras da pedra preciosa no mundo.
Apesar do tamanho e da raridade, o diamante rosa não está entre os maiores diamantes já encontrados no mundo. Na África do Sul, um diamante encontrado em 1905 tinha mais de 3.100 quilates.
Faça um comentário