Árvore de Natal com 52 m de altura e espaço interativo deixa o Ibirapuera e é inaugurada no Parque Villa-Lobos

Estrutura terá seis datas para visitação gratuita em dezembro. Desde 2002, árvore era montada no Parque Ibirapuera.

Árvore de Natal de São Paulo no Parque Villa-Lobos — Foto: Divulgação/Prefeitura SP

Árvore de Natal de São Paulo no Parque Villa-Lobos — Foto: Divulgação/Prefeitura SP

A Prefeitura de São Paulo inaugurou neste domingo (27) a tradicional árvore de Natal da cidade. Com 52 metros de altura e espaço interativo, a estrutura foi instalada, pela primeira vez, no Parque Villa-Lobos, na Zona Oeste da capital paulista.

Para os interessados em passear pela árvore, foram estabelecidas seis datas nas quais ocorrerão visitações gratuitas: 3, 4, 10, 11, 17 e 18 de dezembro, das 15h às 21h. Dentro da estrutura, os visitantes encontrarão uma Casa do Papai Noel, na qual poderão interagir com “o bom velhinho”.

Mudança de endereço

Desde 2002, a árvore era instalada na entrada do Parque Ibirapuera, na Zona Sul. Em 2020 e 2021, ela foi montada na Ponte Estaiada para evitar aglomerações devido à pandemia de Covid-19.

A gestão municipal, que cede e autoriza o espaço para montagem da árvore, informou que havia autorizado seu retorno para o ponto tradicional da praça Escoteiro Aldo Chioratto. Porém, segundo a concessionária responsável pelo novo projeto, que visa a entrada do público na estrutura para visitação, colocá-lo em prática implicaria na mudança de endereço.

Contudo, documentos apontam que a mudança se deu por conflitos de patrocínio entre a concessionária responsável pelo Parque do Ibirapuera (Urbia Parques), patrocinadores do espaço, a prefeitura, e a empresa que patrocina a árvore desde 2015.

Em nota enviada à TV Globo em outubro, a prefeitura afirmou que a “administração municipal apoia institucionalmente a tradicional árvore de Natal por ser um símbolo de inquestionável relevância para o Natal da cidade, mas não é responsável pela sua concepção ou o local em que será instalada”.

A prefeitura de São Paulo, que cede e autoriza o espaço para montagem da árvore, informou que tinha autorizado para que a árvore retornasse este ano para o pronto tradicional na praça Escoteiro Aldo Chioratto, já que em 2020 e 2021 ela foi montada na Ponte Estaiada para evitar aglomerações durante a pandemia da Covid-19.

Tamanhos

A árvore na capital paulista se tornou tradição e um ponto turístico nas semanas que antecedem o Natal. Ela foi montada pela primeira vez em 2002 com 50 metros de altura, mas chegou a ter 70 metros entre 2008 e 2009.

Contudo, depois passou a diminuir de tamanho. Em 2015 e 2016, as árvores chegaram aos seus menores tamanhos, com 35 metros.

Neste ano, a árvore volta a ser maior do que os anos anteriores. A empresa patrocinadora terá um custo de R$ 3 milhões.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*