Adorno tem broche com ouro e brilhantes e simboliza a transferência de poder nas cerimônias de posse.
Nas cores verde e amarelo, com detalhes em ouro 18 quilates e com 21 brilhantes, a faixa presidencial aparece nas fotos oficiais dos presidentes e simboliza a transferência de poder nas cerimônias de posse.
Veja no vídeo acima curiosidades sobre a faixa presidencial.
A passagem de faixa é uma tradição que já tem mais de 100 anos. Mas, como o Brasil tem uma história política marcada por golpes, renúncias e impeachments, nem sempre o novo presidente recebeu a faixa do seu antecessor. Nos últimos anos, 5 dos 8 presidentes receberam a faixa de quem deixava o poder.
Na posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, marcada para o dia 1º de janeiro de 2023, o presidente Jair Bolsonaro já sinalizou que não deve entregar a faixa ao petista. Na cerimônia de diplomação, que aconteceu em dezembro, Bolsonaro não esteve presente.
A faixa que Lula deve usar foi feita em 2007, depois de uma licitação aberta no seu primeiro mandato, em 2003. Na segunda posse de Dilma Rousseff, em 2015, essa nova faixa chegou a ser dada como desaparecida, mas foi encontrada tempos depois (confira no vídeo mais detalhes sobre o caso).
Ouça o podcast “O Assunto” para entender os bastidores políticos da decisão de Bolsonaro de não ir à posse de Lula:
Faça um comentário