Síndrome de Tourette não tem cura, mas tratamento pode melhorar qualidade de vida do paciente. Participante do reality teve crise de ansiedade, uma das comorbidades possíveis.
O lutador de MMA Antônio Cara de Sapato afirmou no Big Brother Brasil 23 que foi diagnosticado, quando era criança, com a Síndrome de Tourette. Segundo especialistas, a patologia não tem cura e causa distúrbios comportamentais involuntários no paciente.
O BBB já mostrou que Cara de Sapato teve dificuldades para dormir por causa de uma crise de ansiedade.
A equipe do lutador disse ao g1 que “os sintomas começaram aos 9 anos de idade”. Segundo eles, “os sintomas vão aos poucos se amenizando e diminuindo no decorrer da vida adulta”.
Veja a seguir outras questões sobre a síndrome:
Antonio Cara de Sapato., participante do “BBB 23” — Foto: Globo/Paulo Belote
O que é Síndrome de Tourette?
A Síndrome de Tourette é uma desordem de movimento, caracterizada por múltiplos tiques e alguns distúrbios comportamentais. Alguns distúrbios relacionados à Tourette são:
- Coprolalia – a pessoa fala palavra obscenas de forma incontrolável;
- Copropraxia – a pessoa tem compulsão em fazer gestos obscenos;
- Piromania – compulsão por colocar fogo nas coisas.
Tem cura?
Tourette não tem cura, tem tratamento. Existem medicações que diminuem a quantidade de tiques que o paciente faz, segundo o especialista. “Isso pode melhorar a qualidade de vida desse paciente. É uma síndrome que não mata, mas pode atrapalhar a qualidade de vida da pessoa.”
Tourette provoca ansiedade?
Cara de Sapato é acolhido por outra participante do BBB durante crise de ansiedade — Foto: Reprodução/TV Globo
A crise de ansiedade é uma comorbidade da Síndrome de Tourette, ou seja, é algo que vem associado. “O transtorno do déficit de atenção (TDAH) e o transtorno da ansiedade generalizada, que é o caso do participante do BBB, são comorbidades da Tourette”, explica o neurologista.
O que causa Tourette?
Não existe nenhuma explicação que aponte uma causa definida, é uma síndrome multifatorial. “Tem várias causas que podem levar ao diagnóstico. Há um componente hereditário, mas não é obrigatório que isso seja passado de pai para filho.”
Como diagnosticar?
O diagnóstico da Síndrome de Tourette é eminentemente clínico. Não há nenhum exame que dê esse diagnóstico. “Os exames são feitos para excluir outras patologias. O diagnóstico de Tourette é apenas clínico.”
Cantora revela ter a síndrome
A cantora americana Billie Eilish declarou ter Síndrome de Tourtette em 2020 durante uma entrevista com a apresentadora americana Ellen Degeneres. Ela reconheceu que sofre do transtorno neuropsiquiátrico desde que era criança.
Billie Eilish revelou ter o transtorno em uma postagem no Instagram no ano passado, depois que alguns seguidores “acharam engraçado” alguns de seus tiques.
Faça um comentário