Código do documento serve como dispositivo de segurança e de identificação para os bancos de dados do governo
Para impedir fraudes, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) usa diversos dispositivos de segurança, como tintas fluorescentes, itens visíveis apenas com luz ultravioleta, e números de autenticação – um deles é o código de segurança, que pode ser numérico ou em formato de QR Code. Veja a seguir onde ele fica impresso do documento.
Nas CNH emitidas a partir de junho de 2022 (lado direito da imagem abaixo), o código está abaixo da assinatura do emissor, do lado direito do campo “Local”.
Código de segurança CNH fica acima do código do Renach (Registro Nacional da Carteira de Habilitação) — Foto: Divulgação
Já nos documentos mais antigos, emitidos antes de junho de 2022 (lado esquerdo da imagem acima), o código de segurança fica do lado direito da assinatura do emissor, logo abaixo da data de emissão.
Os documentos mais antigos utilizavam somente um código numérico, composto por 11 dígitos. Desde maio de 2017, a CNH passou a utilizar dois códigos: o numérico e o QR Code, que fica no verso da carteira.
O primeiro código é utilizado para consulta no banco de dados do órgão de trânsito e é uma barreira contra fraudes na CNH. O QR Code foi implementado como uma segunda ferramenta contra golpes, mas serve também para o motorista cadastrar a versão digital do documento, a Carteira Digital de Trânsito.
- Como cadastrar a Carteira Digital de Trânsito?
1) Crie uma conta no site do Governo Federal. Bastar clicar neste link, preencher os dados solicitados e criar uma senha.
2) Vá na loja de aplicativos do seu celular (sistema Android ou iOS), digite na barra de busca “Carteira Digital de Trânsito”. Verifique se é o aplicativo correto e clique em instalar. É preciso constar “Serviços e Informações do Brasil” como o desenvolvedor.
Aplicativo da CDT está disponível para smartphones Android ou iOS — Foto: Divulgação
3) Ao abrir do aplicativo, o sistema pede para que você clique em um link que vai redirecioná-lo para o site do Governo Federal, no qual a conta foi criada. Isso é necessário somente no primeiro acesso.
4) Ao entrar no site, basta colocar o seu CPF e a senha para liberar o acesso ao aplicativo.
5) Depois de ter realizado seu login, clique em “Habilitação”, “Toque para baixar a CNH” e “Validar utilizando o celular”. Aponte sua câmera para o QR Code que fica na parte de trás de sua carteira de motorista física e tire uma foto do seu dentro do aplicativo.
O QR Code na CNH física é necessário para usar a CNH digital — Foto: Divulgação
6) O aplicativo vai comparar a sua foto com a foto cadastrada no banco de dados do Detran e confirmará sua identidade.
6) Confirme o CEP e o celular cadastrado no Detran do estado onde sua CNH foi emitida. Por fim, no campo “Chave de acesso”, informe a chave de acesso cadastrada no aplicativo.
7) Feito isso, o documento vai aparecer automaticamente na tela no celular.
CNH Digital tem um QR Code que é usado para autenticidade — Foto: Divulgação
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Faça um comentário