Pedro lidera lista ao lado de Wallace Pernambucano, do América-RN, ambos com 10 gols, um à frente de Gabigol; veja lista dos maiores goleadores
O início da temporada do futebol brasileiro tem mostrado que, na dividida entre os novinhos e os jogadores mais velhos, os veteranos ainda dão o que falar – incomodando, principalmente, quando o assunto é bola na rede. Em uma disputa, diga-se, balizada por números.
Luis Suárez, Germán Cano e Ciel Ruti, veteranos artilheiros do Brasil neste início de ano — Foto: Arte/ge
O ge listou os principais goleadores do país neste início de ano e a maioria deles figura no hall da categoria de atletas com 30 anos ou mais.
Nomes, por exemplo, como os do longevo Ciel, do Ferroviário-CE, aos 40 anos, Luis Suárez, do Grêmio, aos 36, e Germán Cano, do Fluminense, com 35, Pedro Henrique, do Internacional, com 32, todos eles artilheiros por seus times. Mas, no topo entre os veteranos, um deles ganha destaque: Wallace Pernambucano.
Germán Cano faz golaço do meio-campo, e Fluminense vence o Vasco
Centroavante do América-RN, o jogador de 36 anos, chamado de Tanque, é o atual artilheiro do Brasil, com 10 gols em nove jogos – mesma quantidade feita por Pedro, do Flamengo, seu concorrente direto com 25 anos e uma partida a menos. Quatro deles foram marcados no Mundial. Gabigol, do Fla, com nove, vem logo abaixo – ele guardou duas vezes na competição internacional.
Luis Suárez marca dois em vitória do Grêmio pelo Gauchão
E quando o assunto é média de gols por partida?
Ninguém está acima dele nos últimos quatro jogos: Givanildo Vieira de Souza, Hulk. O camisa 7 e ídolo do Atlético-MG balançou as redes rivais seis vezes, todas pelo Mineiro. As vítimas: Caldense, duas vezes, Tombense, uma, Democrata-SL, duas, e, a mais recente, o Cruzeiro, em clássico que marcou o gol de empate do Galo (veja o vídeo abaixo).
Aos 35 min do 2º tempo – gol de falta de Hulk do Atlético-MG contra o Cruzeiro
Em resumo: uma média de 1,5 gol por partida – igualada por Pedro, mas acima de outros três jogadores mais novos que disputam a artilharia do Brasil neste momento: Gabigol (1,12), Giuliano Galoppo (0,85), e Lelê (0,87).
Pablo, do Athletico-PR, fecha a lista dos “trintões” goleadores. Em nove jogos no ano, marcou oito vezes em nove partidas – o último, na quinta, contra o Cascavel, na vitória por 1 a 0 sobre o rival no Estadual – e ocupa o quarto lugar do top-10 de artilheiros do Brasil.
Ciel, o cruel: decisivo em campo e estiloso fora dele
Veja a lista
- Pedro, do Flamengo – 25 anos e 10 gols (4 deles marcados no Mundial, referente à temporada 22)
- Wallace Pernambucano, do América-RN – 36 anos e 10 gols
- Gabi, do Flamengo – 26 anos e 9 gols (2 deles marcados no Mundial, referente à temporada 22)
- Pablo, do Athletico – 30 anos e 8 gols
- Luís Suárez, do Grêmio – 36 anos e 7 gols
- Ciel Ruti, do Ferroviário – 40 anos e 7 gols
- Pedro Henrique, do Inter – 32 anos e 7 gols
- Lelê, do Volta Redonda – 25 anos e 7 gols
- Giuliano Galoppo, do São Paulo – 23 anos e 6 gols
- Hulk, do Atlético-MG – 36 anos e 6 gols
Outros nomes que se aproximam da lista do top-10 são os dos centroavantes Germán Cano, do Fluminense, com 35 anos e 5 gols, Thiago Galhardo, do Fortaleza, com 33 anos e cinco gols marcados, e do atacante Roger Guedes, do Corinthians, com 26 e os mesmos cinco gols.
Faça um comentário